MINHA HISTÓRIA – MICHELLE OBAMA
22.01.2020

MINHA HISTÓRIA (BECOMING)
Autor: Michelle Obama
Editora: Objetiva
Páginas: 464
Sinopse (reduzida): Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos.

Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo.

Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.
Nota: ♥♥♥

Sobre a história

Em sua autobiografia, Michelle Obama narra detalhes da sua infância, as aulas de piano e a doença do seu pai.
Na segunda parte, ela conta como foi sua ida para a faculdade, detalhes do seu relacionamento com Barack Obama e como foi viver na Casa Branca por oito anos.
Na última parte, ela faz um apanhado de tudo isso.

Os capítulos são bem longos e no final há uma galeria de fotos muito legal ilustrando toda a sua história.

O QUE EU ACHEI DE MINHA HISTÓRIA

Oi, tudo bem por ai? Primeira leitura do ano, resolvi voltar com esse modelo de resenha porque não me adaptei da outra forma. Acho importante falar que não é a primeira autobiografia que leio, veja aqui a resenha da autobiografia da Nell Scovell.

Michelle Obama começa contando detalhes da sua infância e foram MUITOS! Oito capítulos do livro (25% da história) dedicados a histórias e mais histórias. Na minha opinião, a própria sinopse começa com “Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos”. Ou seja, o interesse é direcionado pra essa parte da vida dela, não que ela não devesse ter falado da infância, mas…

Quando começa a falar da adolescência as coisas começam a ficar mais interessantes. Ela fala de alguns namoros, sobre a ida pra universidade, sua carreira em um escritório de advocacia e o seu encontro com Barack Obama.
Nessa parte, eu senti falta da quantidade de detalhes que ela deu na infância. Achei muito legal saber como ela é inteligente, organizada, racional e competente. Minha parte favorita foi quando o Barack apareceu na história e juro que me apaixonei um pouquinho por ele por causa do olhar dela…

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE O ACERTO DE CONTAS DE UMA MÃE

Por mais que Michelle relate algumas dificuldades do casal, não senti que ela foi verdadeira, parece que ela tentou vender uma história de vida cheia de unicórnios. Quando ela relata um aborto, fiquei muito tocada, mas foi um dos poucos momentos do livro em que eu senti uma pontinha de verdade. A partir dai as coisas começam a ficar mais interessantes, ela narra detalhes da campanha, como foi atacada e sobre sua amizade com a Rainha Elizabeth.

Além disso, foi legal entender como as coisas aconteciam na Casa Branca e como as duas filhas do casal cresceram ali.
Michelle ainda cita o Massacre de Sandy Hook, sua reserva em relação ao atual presidente Donald Trump e então acaba com as especulações de que irá se candidatar nas próximas eleições.

O livro é legal, mas dei 3 estrelas porque achei o inicio maçante, depois senti falta de detalhes e achei alguns relatos maquiados demais, fora que por um longo período, achei que tivesse lendo a biografia do Obama.

Você já leu? O que achou?
Beijos e até a próxima!

3 comentários

  • Avatar Fernanda Lemos disse:

    Achei uma bosta esse livro, mas sua resenha ficou muito boa hahahah meu problema foi que, para mim, ela maquia desde a infância e não para mais.

  • Avatar Luna Amil disse:

    Oi, tudo bem?
    Que saudade de vir aqui no teu cantinho. Confesso que tenho uma vontade imensa de ler esse livro, gostei da sua resenha, mas não sei se conseguirei ler um dia, pois nunca li nenhuma biografia/autobiografia na vida, e tenho receio de me decepcionar, acho que fatos maquiados era de se esperar, não sei se as pessoas de fato conseguem ser sinceras sobre suas vidas!!

    Beijos da Lua!!
    Cantinho da Lua

  • […] li o livro Minha História da Michelle Obama. Comecei ler Americanah e Columbine, deixei Columbine de lado um pouquinho porque […]

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    @lumanunesblog Instagram requires authorization to view a user profile. Use autorized account in widget settings