SÓ AS PARTES ENGRAÇADAS
09.07.2019

SÓ AS PARTES ENGRAÇADAS
Autor: Nell Scovell
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 336
Sinopse: Por mais de trinta anos, a escritora, produtora e diretora Nell Scovell trabalhou nos bastidores de programas famosos, como Os Simpsons, Late Night with David Letterman e Sabrina, aprendiz de feiticeira, do qual foi criadora e produtora executiva. Segunda mulher a escrever para a família amarela mais famosa da TV, Nell saiu de trás das câmeras para falar publicamente sobre a falta de diversidade de gênero entre os roteiristas dos famosos talk-shows noturnos após um escândalo sexual envolvendo Letterman. Dois anos depois, ela estava participando de palestras ao lado de Sheryl Sandberg e, posteriormente, da produção do livro Faça acontecer — mulheres, trabalho e vontade de liderar, que resultou em um grande debate mundial.

Só as partes engraçadas é uma história em ritmo acelerado de uma garota nerd da Nova Inglaterra que escalou até o topo do tão concorrido e masculino campo do entretenimento, e também um olhar mordaz sobre tudo que acontece na indústria cinematográfica e televisiva. Além de tudo, este livro nos presenteia com insights valiosos sobre o processo criativo e truques para lidar com um ambiente de trabalho difícil sem nunca (ou quase nunca) perder o bom humor.
Nota: ♥♥♥♥

Sobre a história

Essa é a autobiografia da carreira de Nell Scovell, uma roteirista americana que não tem medo de dar a cara a tapa quando o assunto é trabalho e feminismo. Nell é uma mulher inspiradora e sua história é muito rica, a quantidade de gente que ela conhece e transforma é absurda.

O QUE EU ACHEI DE SÓ AS PARTES ENGRAÇADAS

Primeiramente, esse livro me deixou várias lições e aprendizados. Como por exemplo, o quanto eu não respeito processos e simplesmente não paro para pensar neles. Eu chego em casa, ligo a TV e começo a assistir um programa, fim. Assim sendo, nunca parei pra pensar no trabalho que é produzir uma coisa e olha que faço jornalismo! Não estou dizendo que você precisa saber sobre isso, mas é que é tão interessante que… Porque não?

A Nell é roteirista e o que ela mais gosta de escrever são piadas. Então, sabe no começo do programa do Jô, por exemplo, quando ele conta aquelas piadinhas? Pois é, alguém fez aquilo pra ele, curioso, né? A Nell já escreveu piadas para o Zuckenberg e até pro OBama! Gente, e eu achando que eles eram engraçados de verdade… Uma coisa legal de se observar é: como o humor americano é diferente do nosso (a gente é bem mais engraçado!).

O assunto principal de Só As Partes Engraçadas é como a mulher é vista na indústria Hollywoodiana (e quer saber? Acho que em qualquer indústria). Nell narra com detalhes todos os perrengues que passou por ser mulher e quantas oportunidades lhe foram negadas. Leiam os trechos que selecionei ali no final, vocês vão entender bem rápido.

Recomendo, acima de tudo, para mulheres, pessoas criativas, escritores ou simplesmente pra quem quer aprender muito com a experiência alheia.

Uma lição que aprendi que não está ligada diretamente a essa leitura foi: como você contribui para a sua ansiedade? Me dei um prazo de uma semana pra ler (pra que?) e demorei três. Em outro período eu teria largado de mão, afinal de contas, um livro que não me prendeu em uma semana, não é interessante… Ai ai, viu?

Trechos

“Como diz o ditado: Ginger Rogers fazia tudo que Fred Astaire fazia, só que de costas e salto alto… e enquanto sangrava pela vagina cinco dias por mês”. P. 133

“Eu, por outro lado, apelidei isso de ‘problema da campainha quebrada. Mulheres competentes e talentosas estavam bem ali, na soleira da porta, apertando a campainha, mas ninguém abria a porta.” P.195

“Todo mundo – seja homem ou mulher – é tendencioso. Mas ninguém quer admitir. Então, o nosso cérebro busca exemplos que refutem a acusação”. P.277

“Em uma escala bem menor, a risada é um sinal de impacto. Esse impacto pode ser fugidio. Uma risada pode terminar no piscar dos olhos de um presidente. P. 319

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@lumanunesblog