DRAMAS UNIVERSITÁRIOS #2: ACABOU O 1º PERÍODO
15.11.2018

Oi gente!

Pra quem não sabe eu estudo Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o meu semestre que começou em agosto acabou de acabar. Em 2014 teve uma greve que atrasou todo o calendário, por isso está tudo reduzido agora para tentar organizar. Eu tinha uma série de posts programados, mas tudo aconteceu tão rápido que resolvi fazer um compilado com várias diquinhas.

O Curso

Jornalismo é um curso de quatro anos, nesse primeiro semestre eu fiz seis matérias:

Teorias da Comunicação – Gostei bastante dessa matéria e do professor também, as avaliações foram justas e foi uma das minhas maiores médias.

Introdução ao Jornalismo – Minha matéria preferida da vida, professora Alice, uma fada que meteu logo na primeira aula que ela considera jornalismo a profissão mais romântica de todas.

Filosofia – Foi uma relação de amor e ódio. O professor é muito inteligente e fugiu muito do convencional, eu particularmente gostava, mas o sistema avaliativo foi um desastre.

Leitura e Prática da Produção de Texto I – Essa matéria foi a mais complicada, professor exigente e que vou ter que encarar novamente o segundo módulo dessa matéria.

Sociologia – Pra minha surpresa foi uma das matérias que mais gostei, professor muito provocador.

Psicologia – Aula sábado de manhã, peeeeeensa. Mas era uma aula muito legal, acabei descobrindo muito sobre mim.

Dicas

  1. Anote onde cada professor costumar enviar suas atividades. Quase morri nos primeiros dias até entender que um fez grupo no face, outro no moodle, outro no e-mail pessoal, outro no e-mail acadêmico…
  2. Tenha uma rede contatos. Minha turma foi muito unida e todo mundo se ajudou bastante. Tenha seu bonde de confiança para quebrar seus galhos, mas lembre-se de ajudar seus colegas também!
  3. Tenha uma agenda. Você precisa ser muito organizado para controlar suas faltas, datas de provas e trabalhos e atividades!
  4.  Faça TODOS os trabalhos. Mesmo que sejam chatos ou de pontuação pequena, eles te salvam.

Diário

Quero deixar registrado aqui porque daqui uns anos eu vou poder ler e lembrar como me senti nos primeiros dias da faculdade e ver todo o meu crescimento.

Não acreditei quando vi que tinha entrado pra faculdade, só caiu a ficha mesmo no primeiro dia de aula. Entrei bem tímida e na minha turma a maioria das pessoas era bem mais nova que eu. Achei que seria uma loba solitária, que não precisava de ninguém e essa acabou por ser a minha maior lição: ninguém faz nada sozinho.

São tantas informações que quase enlouqueci nos primeiros dias. Estava morrendo de medo de não sacar nada de nada e quando vi mal conseguia acessar minha conta do meu e-mail institucional. Me senti bem burra, aparentemente, não sei ler nem escrever direito… E o meu dom de reduzir linhas é totalmente inútil na faculdade.

Acabei me enrolando um pouco com as faltas e já fiz um preparatório para o segundo período. Em relação aos trabalhos, eles me salvaram bastante, pois tenho muita dificuldade para fazer prova, gostaria de ter feito tudo com mais antecedência, mas jornada dupla é foda.

Se eu pudesse me dar uma nota de 0 a 5 eu me daria um 3 bem orgulhosa.

 

E é isso. Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@lumanunesblog No images found!
Try some other hashtag or username