Organize-se Já! – Vamos falar um pouquinho sobre organização. Eu tinha um sério problema: por mais que eu tentasse, minha vida sempre estava uma zona! Estava cansada disso e resolvi pesquisar sobre o assunto. Posso adiantar que não estou totalmente curada da minha desordem, mas as melhoras já são perceptíveis.
Percebi que o destino conspirava a meu favor quando me deparei com a capa de setembro/2014 da revista Super Interessante, que fala sobre foco.
“Querendo fazer tudo você não faz nada. Planejar é preciso.”
O texto do Alexandre de Santi nos dá sete dicas para conseguirmos nos focar (que é a parte mais importante para quem quer começar ter uma vida organizada) que eu tomarei a liberdade de resumi-las aqui.
-
Separe o urgente do importante
♥ Urgente: tudo aquilo que gera punição caso você não resolva no prazo estabelecido.
♥ Importante: tudo que ajuda a conquistar objetivos, sem prazo claro ou próximo.
-
Fatie o que é importante em tarefas
Objetivos não são tarefas. Um dos principais segredos do foco é aprender a transformar sonhos em ações práticas.
Falar inglês fluentemente é intimidador, entretanto, marcar aula de inglês é uma tarefa clara.
-
Divida tarefa em mini tarefas
Cumprir tarefas dispara a sensação de prazer. Por isso, use isso a seu favor criando tarefas pequenas.
-
Anote tudo
Anote todas as suas ideias, de preferência colocando prazos para resolver ou voltar a pensar no assunto.
-
Cuide do seu corpo
Encaramos o foco como um assunto da mente, mas ele também vem de um corpo saudável, então aquela dorzinha tira sim, sua concentração. Se dorme pouco, perde horas produtivas do dia seguinte. Por outro lado, se você pegar no batente depois de ter feito academia, as tarefas não vão influenciar tanto o seu humor. Moral da história: agende tarefas chatas na sequência de uma sessão de exercícios.
-
Desligue focos de desatenção
Está calor e o ar condicionado está estragado? Dê um jeito nisso. O ambiente de trabalho é barulhento? Fuja para outra sala. Nem sempre temos controle do ambiente, mas, sempre que possível, tente criar as condições mínimas para o foco.
-
Abrace rituais próprios
Cada um é refém de suas manias na hora de se concentrar. Por exemplo, se você precisa se concentrar capriche na playlist da estação de trabalho.
Espero que as dicas tenham sido tão valiosas para vocês como foram pra mim. Em breve, pretendo escrever um post sobre minha organização diária.
As imagens que usei para ilustrar esse post é de um projeto chamado Instant life do fotógrafo parisiense Florian Beaudenon.
Nossa… essas dicas vão me ajudar muito na minha rotina…
Que bom, Beatriz! Me ajudaram muito.
Mas não vale ficar na neura, aos poucos tudo se ajeita 😉
Beijinhos!