O Sol É Para Todos
25.01.2016

o sol é para todos

Bom dia, pessoal! Aos poucos as coisas tem se ajeitado aqui no blog e hoje trago a resenha do segundo livro que li esse ano: O Sol É Para Todos.

Gostaria de começar essa resenha com uma confissão: meu primeiro contato com O Sol É Para Todos foi assistindo Um Amor Pra Recordar (filme baseado no livro do Nicholas Sparks). É o livro que a Jamie está lendo quando Landon vai falar com ela na cantina. hehe

O Sol É Para Todos se passa no início dos anos 30 em Maycomb, Alabama. É narrado pela garotinha Scout, cujo pai Atticus Finch é um advogado incumbido a defender um negro acusado de estuprar uma mulher branca.

o sol é para todos

Parece ser um livro pesado, mas é justamente o contrário. A primeira parte é tão divertida que parece filme da sessão da tarde. Me diverti muito vendo Scout, seu irmão Jem e o amigo deles Dill brincando na primeira parte do livro, bateu aquela nostalgia da minha infância sabe? Sensação gostosa… O Atticus – pai dos garotos – é um daqueles personagens a la Dumbledore – sempre tem uma lição bonita e legal para passar.

Uma coisa que adoro sobre livros de época é ver como as coisas costumavam ser antigamente e como são hoje em dia. Me surpreendi ao ver como a história é atual e fiquei até meio triste. O Sol É Para Todos trata de preconceito racial, social e o conformismo diante de injustiças.

o sol é para todos

Eu já tinha tentado ler esse livro, mas parece que eu não tava no momento, ai sugeri no clube do livro e as meninas toparam. Demorei dez dias pra ler, não porque não estava gostando, mas porque estava sem tempo mesmo.

Apesar de ter achado tudo muito divertido, bonito e marcante também achei o livro meio aleatório, com algumas ceninhas desnecessárias.

Dito isso, O Sol É Para Todos é um dos romances norte-americanos mais importantes do século XX. É um clássico – e essa palavra me causa arrepios desde a minha tentativa falha em ler Orgulho e Preconceito. Mas a linguagem é incrível e a história narrada pela Scout deixa tudo ainda mais doce.

o sol é para todos

 

Ficha do Livro

Título: O Sol É Para Todos

Autor: Harper Lee

Ano da edição: 2015

Editora: José Olympio

Número de páginas: 350 páginas

♥ Minha nota para o livro: 4 / 5 estrelas.

3 comentários

  • Avatar Tux disse:

    Um livro pra ficar na memória, pra sempre! <3

  • […] ler agora porque precisava de um livro despretensioso para aliviar minha cabeça depois de O Sol É Para Todos. E nada melhor do que um romance água com açúcar para cumprir essa […]

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    @lumanunesblog