Como vocês já sabem estou passando pela transição capilar. E quando eu me dei conta do que estava acontecendo, percebi que não sabia muito bem o estava fazendo e quais seriam os próximos passos. E ai entra o Livro dos Cachos na minha vida. Esse livro de capa vermelha e cacheada foi um salva-vidas nessa fase tão complicadinha do processo. A Sabrinah Giampá conta a história do seu cabelo, que no final acaba tendo o mesmo enredo da história da maioria das cacheadas: você aprende desde pequena que ter o cabelo cacheado é algo errado e que precisa ser domado.
Não estou achando a transição uma coisa fácil, porém O Livro dos Cachos facilitou alguns fatores pra mim, explicando porque a escova progressiva é uma vilã e dando significado aos termos que vi na internet e que não fazia a minima ideia do que aquelas palavras queriam me dizer. Vamos a algumas delas:
Big Chop
Grande Corte é a tradução para Big Chop. Esse corte acontece quando você decide que quer voltar a ter os fios naturais o mais rápido possível, vai lá, passa a tesoura e às vezes até raspa. A história do big chop é muito bacana, pois foi um movimento norte americano em que as mulheres negras se uniram contra a ditadura da beleza e rasparam seus cabelos quimicamente tratados para que eles pudessem crescer junto com sua autoestima que esteve perdida por anos. Inspirador, não?
Transição Capilar
A transição é o que acontece quando você não opta pelo big chop, apenas vai deixando os fios crescerem naturalmente ficando com metade do cabelo natural, mas ainda sem definição e a outra metade quimicamente tratada. É por esse processo que estou passando e é horrível ter o cabelo com duas texturas 🙁
Low poo / No poo
Entrar no banho e encher o cabelo de espuma pra ele sair bem limpinho, quem nunca? A técnica Low poo (pouca espuma) e No Poo (nenhuma espuma) vem para nos mostrar que espuma não é sinônimo de limpeza. Toda aquela espuma presente na maioria dos shampoos que nós usamos é cheia de sulfato, um produto bem baratinho que também é usado em detergentes e outros produtos de limpeza, e que limpa literalmente tudo, inclusive a camada de proteção dos nossos fios, por isso eles ficam ásperos daquele jeito após a lavagem, nos obrigando a usar o condicionador. O creme nosso de cada dia também é cheio de um produtinho super barato na industria: o petrolato. Esse produto apenas maquia o fio e tem zero poder hidratante.
A rotina No Poo propõe que usemos apenas balsamos limpantes e nada de petrolatos e silicones. A rotina Low poo é um pouco menos restritiva, permitindo o uso de shampoos em que os sulfatos não sejam tão agressivos, mas assim como na No Poo petrolatos não são permitidos.
Co-Wash
É um condicionador próprio para lavar os fios. Essa técnica está muito presente nas rotinas Low Poo e No poo, mas atenção! Esse processo deve ser feito apenas com produtos livres de petrolatos e silicones, caso contrario pode causar caspas e outras doenças no couro cabeludo. Eu faço e amo!
Com todas essas explicações fica mais fácil de você se conhecer e entrar no processo. Imagina você se olhar no espelho e ver algo diferente do que você viu nos últimos dez anos e não se identificar com o seu próprio reflexo? Deprimente né? É assim que me sinto na maioria dos dias, mas continuo porque sei que esse é um passo muito grande para a minha autoaceitação. Eu nasci com o cabelo cacheado e não tem porque eu odiar isso. O livro mostra pequenos relatos de meninas e meninos que sofrem preconceitos, mas que nem por isso desistiram de abraçar seu real ser. <3
Indico demais, principalmente pra quem está seguindo esse caminho.
Ficha do Livro
Título: O Livro dos Cachos
Autor: Giampá, Sabrina
Editora: Paralela
Número de páginas: 144 páginas
♥ Minha nota para o livro: 5 / 5 estrelas
Nenhum comentário