FALANDO SOBRE: COLETOR MENSTRUAL
19.02.2015

InCicloOlá meninas, este é meu post de estreia, e estou muuuito feliz que este seja o tema.
Antes de tudo, eu gostaria de deixar bem claro que eu tenho um caso de amor com o InCiclo, inclusive meu namorado (por quem eu sou mais apaixonada ainda) ri muito de mim, porque sempre que conheço alguma mulher, meu primeiro assunto é sobre as maravilhas deste coletor menstrual.
Mas vamos lá, acredito que TODAS NÓS já associamos a menstruação como algo ruim, que te deixa suja, desconfortável, e com odores duvidosos. Eu pensava assim, até começar a usar o coletor menstrual.
Nós temos esse preconceito com a danada da menstruação porque é realmente muito ruim usar absorvente, ele fica mal cheiroso, você corre o risco de se sujar e de sujar a sua roupa, de ter vazamentos noturnos, e se sente desconfortável ao praticar esportes.
O que eu vim falar é que com o coletor isso tudo não existe. Sim, não existe cheiro algum, você não se sente suja e muito menos lembra de estar menstruada, além de ter menos riscos de infecções.
Ele não parece, mas é muito confortável, e se colocado da forma correta não ocorre vazamentos, não trás problemas ou desconforto para ir na academia, fazer corrida, natação, yoga, ciclismo, ginástica, entre outras atividades.
Você pode estar se perguntando, mas e o absorvente interno, não é a mesma coisa?! Bom, não! O absorvente interno além de poder absorver seu xixi enquanto utiliza o banheiro, também absorve muco, fungos, e bactérias que são bons para a nossa proteção natural, sem contar aquela cordinha que fica pendurada e que acumula mais xixi ainda.

anatomia

Na questão ambiental também é a melhor opção, pois ele é feito de silicone medicinal hipoalergênico e pode durar mais de 10 anos, ou seja, você não vai encher um saco de lixo de absorventes todo mês e jogá-los no meio ambiente podendo demorar até 100 anos para se decompor. Agora imagina, se em 1 mês você usa pelo menos 1 saco e meio de absorventes, quanto vai ser em 10 anos? É muito lixo para pouco benefício.
O InClico, ou outros coletores (existem outras marcas) custam pelo menos 70 reais, pode parecer caro investir neles a princípio. Mas ao analisar o tempo de duração deles e quanto você gastaria com absorventes para não ter nem 10% do conforto de um coletor, vale muito a pena.

tabela-comparação-inciclo-coletor-menstrual-x-absorvente-800x470

O coletor menstrual é muito fácil de ser colocado, ele é dobrado e inserido na vagina, assim ele vai servir como um “copinho” e coletar toda a sua menstruação. O que eu achei mais interessante do coletor é que a gente sempre acha que sai muito sangue quando estamos menstruadas, e que nosso fluxo é intenso. Entretanto, eu descobri que em 12 horas, que é o tempo máximo de uso do coletor, foi preenchido apenas 1/4 do “copinho”. Ou seja, quase nada! Eu tive a oportunidade de conhecer mais o meu corpo, evitar algumas doenças como a candidíase, ajudar o meio ambiente e me sentir super feliz enquanto estou menstruada. SIM, é possível!
Meninas vamos abrir nossas cabeças para essas invenções do bem, sem preconceitos, sem nojinho do próprio corpo, porque nojento mesmo é ficar o dia inteiro em contato com sangue coagulando em um absorvente que te cozinha lá embaixo.
O InCiclo é muuito fácil de ser higienizado, não é necessário tirá-lo para fazer suas necessidades, e durante o ciclo menstrual você pode trocar ele pelo menos duas vezes ao dia, eu sempre troco no banho pois acho mais fácil, quando ele for retirado, o líquido que estiver dentro dele deve ser jogado fora, o coletor deve ser lavado com água e sabonete e introduzido novamente no canal vaginal. Quando seu ciclo terminar você pode ferver ele e guardar no saquinho ou na caixinha que vem junto ao comprar o coletor.

coletor-menstrual

O que eu quero dizer é que é MUITO AMOR, muito mesmo.
Eu sempre tive muita dificuldade em me aceitar durante a menstruação e agora é só alegria.
Mesmo que vocês não se acostumem na primeira menstruação, assim como eu que ficava preocupada toda hora achando que ia vazar, ou que o “copinho” já estava cheio, deem sempre mais uma chance ao coletor. Vocês vão perder essas preocupações com o tempo e perceber o quanto ele vale a pena.
Quem tiver alguma dúvida, como virgindade entre outras coisas, é bom consultar seu ginecologista.
E para esclarecer qualquer dúvida que vocês ainda tenham, aqui embaixo estão os links dos coletores mais conhecidos:

InCiclo

Me Luna

E aqui, tem um guia de como colocar seu coletor.

Muito obrigada pela atenção lindinhas, beijinhos de amor e luz.

1 comentário

  • […] primeira vez que ouvi falar sobre o coletor menstrual foi em 2015 quando a Nath fez esse post aqui. Eu achei bem interessante porque absorvente sempre foi o meu maior martírio. Esquentava e o […]

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    @lumanunesblog No images found!
    Try some other hashtag or username