FOTOGRAFIA PARA REDES SOCIAIS
20.04.2020

Oi gente, estou começando a divulgar meus trabalhos por aqui, vai que tem um empregador aqui de olho, não é? Hoje vim compartilhar o meu primeiro trabalho remunerado de fotografia para redes sociais e vou dizer o que aprendi com essa experiência. O que vou falar aqui são apenas coisas que funcionaram para mim.

O job era fazer as fotografias das makes que ilustram esse post. A primeira coisa que fiz foi conhecer os produtos, nesse caso eram maquiagens importadas caríssimas. Ou seja, eu precisava valorizar muito as fotos.

QUANTO COBRAR?

O contratante me pediu 10 fotos e eu cobrei uma valor x por imagem editada. E logo vi que isso não foi a melhor coisa a se fazer.
A dica que eu dou é cobrar por hora trabalhada.
Quanto cobrar?
Ninguém vai pegar na sua mão e dizer quanto você deve cobrar, muito se fala sobre o preço de mercado, mas eu vou lançar uma polêmica aqui: o critério na hora de cobrar é o seu desespero.

Eu nunca tinha feito esse trabalho avaliei várias coisas e cobrei um valor meio cego, mas aprendi. Tenha em mente que você está tirando tempo do seu dia, usando seu equipamento e criatividade e isso é muito valioso.

FOTOGRAFANDO

O meu estilo de foto é o flat lay (depois venho falar melhor sobre), mas é basicamente organizar objetos em cima de uma superfície e fotografá-los de cima.
Porém precisamos trabalhar a favor dos objetos. Por exemplo, objetos roliços não ficam muito legais deitados (foto 1), dão a impressão de que vão rolar e cair.

OUTRAS DICAS

  • Busque referências. Eu olhei fotografia de blogueira, insta das marcas e de lojas do mesmo nicho;
  • Crie cenários. Crie um padrão, assim toda vez que a foto aparecer no feed, rola uma associação a marca.
  • Seja honesto em relação ao seu equipamento. Eu fotografo com celular, explico porque se o cliente quiser imprimir as fotos, talvez a qualidade não seja satisfatória.

Você também pode gostar desse post aqui.
Então essa foi a minha experiência. O que vocês acharam? Vamos compartilhar conhecimento nos comentários!

2 comentários

  • Avatar Babi disse:

    Amei esse post! Eu adoro suas fotos e sempre me encanto com as combinações das cores. Arrasou demais 💕

  • […] tudo bem? Esse post vai ser duas coisas: 1. um compilado de fotos que tirei para alguns trabalhos de fotojornalismo na faculdade e 2. um texto que escrevi para uma oficina de escrita que consistia em […]

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    @lumanunesblog