RAPHAEL MONTES
18.07.2022

Raphael Montes – Em uma noite insone de 2014 me deparei com o Jô Soares entrevistando esse carinha de vinte e três anos que estava lançando o segundo livro, intitulado Dias Perfeitos.

Eu tinha a mesma idade e tinha acabado de lançar o meu primeiro livro, então o Raphael Montes se tornou uma referência pra mim; não pelos livros que eu ainda não conhecia, apesar de terem sido lançados por editoras grandes, mas pela segurança com que ele se portava.

No dia seguinte, corri e comprei Suicidas, seu primeiro romance, escrito quando ele tinha entre 16 e 19 anos (então, né gente?) e que concorreu a alguns prêmios. O livro de 488 páginas com o final mais fodástico das histórias do mundo, fez eu o admirar ainda mais pela completa ausência de vergonha em todas aquelas páginas. Enquanto eu sofro pra escrever uma reles cena de sexo, ele, sem dúvida, flerta com assuntos tabus de uma maneira escandalosa.

O CURSO

Em 2019, Raphael Montes, em carne e osso, ministrou uma oficina de escrita criativa no SESC Palmas. Então, eu não pensei duas vezes antes de me aventurar no meu primeiro curso de escrita. Quatro dias de convivência expandiu demais a minha mente, achei incrível como em um minuto ele consegue transformar uma frase simples em uma história complexa, mas para além dessa admiração ele colocou duas coisas na minha mente:

  1. A minha insegurança ao falar que sou escritora;
  2. A minha ausência de arrogância.

Foi o Raphael que me ensinou o sentido de uma história e a melhorar consideravelmente a minha escrita. Nada como uma pessoa que sabe o que está fazendo, né?

CONTEÚDOS DA OFICINA:

1. Mecanismos da ficção: arco narrativo, plot, estrutura e ponto de vista;
2. Criação de personagens;
3. Descrição e cenários;
4. Diálogos;
5. Revisão e edição;
6. Mercado editorial e caminho até a publicação;
7. Como escrever as 5 primeiras páginas – um começo arrebatador.

BIOGRAFIA

Raphael Montes nasceu em 22 de setembro de 1990, no Rio de Janeiro, e é conhecido por suas histórias de suspense, crime e terror. Advogado e escritor, escreveu os romances  Suicidas,  Dias Perfeitos,  O Vilarejo,  Jantar Secreto  e  Uma Mulher No Escuro, sucessos de público e de crítica. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da série  Bom Dia, Verônica  para a Netflix

Retirado do site do escritor, para mais informações clique aqui.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

@lumanunesblog