Essa semana estava procurando posts pra me inspirar aqui e recentemente teve uma trend que se chama “inventário de makes”, em um primeiro momento achei legal e salvei pra fazer. Também salvei uma de mostrar os “produtos preferidos”.
Na hora de produzir, porém, eu olhei pra tudo o que tenho e pensei: será que isso é mesmo legal?
Voltei nos posts em que a menina contabilizava 3 primers, 14 bases, 6 corretivos, 2 contornos, 10 blushes cremosos, 9 em pó, 3 paletas de rosto, 6 pós soltos, 2 pós compactos, 8 iluminadores e (ufa!) 6 brumas. Tudo bem, não estou julgando a querida (que gosto e sigo, inclusive), é o nicho dela, ela deve maquiar profissionalmente também (não sei) e provavelmente recebe produtos de marcas, o que ajuda no acúmulo de coisas.
Mas euzinha? Uma reles mortal, em que te ajudaria mostrar tudo o que eu tenho (eu não tenho muita coisa, gente kkk), mas já tive. Muitas vezes me senti influenciada a comprar, comprar e COMPRAR pra nada. A gente, muitas vezes na empolgação, quer ter aquele produto maravilhoso que a pessoa que nos ensinou a maquiar fala com tanta propriedade, né?
A outra coisa que entra nessa equação é que no post sobre produtos favoritos, a mona mostrou um monte de produto de marcas caríssimas e isso também mexe com o nosso ego: claro que eu sonho com uma base Dior e já até investi um rim uma vez numa máscara de cílios da TOO FACED. Mas precisava? kkkk
Então, ao invés de indicar produtos, vou dar umas dicas de como escolher produtos legais que funcionem pra você independente do preço.
Hidratante
Boa parte da make está na preparação de pele. Não é nada demais, mas você pode fazer virar rotina passar hidratante e protetor solar TODOS OS DIAS. Pra escolher ambos produtos, você só precisa observar sua pele: Como ela reage durante o dia? Ela fica brilhosa e oleosa? Seca e escamosa? Seca em alguns pontos, oleosa em outros? Observe bastante e quando for comprar o produto, leia a embalagem, elas ajudam muito no seu poder de decisão.
Primer
Eu não considero primer um item indispensável. Se vc não tem muita experiência, eles podem mais atrapalhar do que ajudar. Em resumo: o primer uniformiza a pele para receber os produtos, mas se você tiver uma boa hidratação e aceitar que todo mundo tem poros e linhas, tudo vai ficar bem.
Base
Base tem muitas especificações: baixa, média ou alta cobertura, hidratante ou mate, pelo menos 10 opções de cores, etc. É uma escolha muito complexa, por isso recomendo que você compre pessoalmente, testando NO ROSTO e esperando um tempo pra secar.
50% do sucesso da base é acertar a cor, o resto você vai adaptando: se comprar alta cobertura e não gostar é só passar menos produto ou diluir no hidratante, se comprou de baixa e quer mais, é só construir camadas. Teste passar com pincel, esponja e até os dedos.
Não adianta, conhecer a sua make, leva tempo, experimentos e paciência.
Corretivo
Corretivo é um negócio que todo mundo passa e nem todo mundo precisa (eu mesma). Sempre acho engraçado que é muito comum usarem corretivos para camuflar acne e muita gente acha que faz milagre. O corretivo corrige a cor, nunca a textura da sua pele, então saiba que a espinha protuberante vai permanecer onde está e as pessoas ainda vão poder ver, o que não é um problema porque mais uma vez: você é um ser humano normal com poros, linhas e outras imperfeições.
Recomendo esse produto apenas em casos em que só a base não resolve: olheiras marcadas e iluminação de pontos estratégicos.
Contorno
O contorno é algo muito novo na minha nécessaire e confesso que adoro. A única coisa que posso te dizer aqui é que você use muito porque é só usando que você vai aprender a usar kkkk eu sei que parece complexo e talvez seja um pouco mesmo, mas é isso, tem que ir passando e descobrindo os pontos que fazem sentido pra você, assista tutoriais e vá de divertindo no processo.
Blush
Blush é um dos meus produtos favoritos e não tem mistério, você escolhe uma cor e a textura que te agrade e manda ver.
Pó
Olha, eu acho o pó compacto muito superior ao pó solto. Nunca me adaptei com a bagunça que o produto solto faz, porém, o pó solto é mais fácil de acertar a cor, então, de novo, você vai ter que experimentar mesmo para decidir o que te faz mais feliz.
Iluminador
Eu amo também <3 mas nem todo mundo gosta, então se é sua primeira vez se aventurando, vê um douradinho bem delicado e experimenta passar na bolinha do nariz, arco do cupido e cantinho dos olhos… Fica um charme.
Sobrancelhas
A onda agora são os produtos de sobrancelhas: gel, fixador, lápis, etc. Se você é iniciante recomendo não adicionar muito produto com cor, lembrando que, na minha opinião, esse é um produto bem superestimado, tá? Então um gelzinho pra pentear e deixar no lugar, se é o que você gosta, é o suficiente.
Máscara de cílios
A máscara de cílios é um produto que eu levo muito a sério. Eu realmente acho que faz diferença passar o famoso rímel. Você precisa descobrir como você gosta dos seus fios: com mais ou menos volume, mais cumprido ou mais curto, natural ou mais babadeiro e claro: a forma de remover é sempre importante.
Por mais chato que seja remover esse produto, eu sempre opto pelas opções a prova d’água porque prefiro sofrer um tiquim do que ficar com o rosto manchado.
Brumas
Por último e não menos importante, eu quase não uso, mas reconheço que faz diferença. As bruminhas servem para dar um ar saudável na pele depois que vc passou tanta camada de trenheira na cara kkk.
O mais importante na maquiagem é que você se sinta bem e bonita usando, pra mim, maquiar é, antes de tudo, uma atividade muito divertida, então espero que com essas dicas, você também consiga se encontrar <3


Nenhum comentário