LIVROS TOCANTINENSES NA MINHA ESTANTE
02.09.2025

Nasci em Palmas e cresci ouvindo que meu estado não tem cultura própria. Isso me deixava apavorada, afinal de contas, cultura é o que nos conecta, nos dá identidade e nos faz sentir pertencentes a um lugar. Graças aos céus, eu cresci e vi que isso não é verdade. O Tocantins é um estado muito vasto culturalmente falando, por isso, é tão especial olhar para a estante e encontrar nela escritores tocantinenses, muitos deles jovens, que estão construindo histórias e deixando suas marcas no mundo. Cada livro é um tesouro que carrega a voz de quem escreve, o reflexo do nosso tempo e a força de um estado que pulsa criatividade. Estar rodeada dessas obras é também estar rodeada de futuros, de sonhos e de uma riqueza cultural que merece ser celebrada.

ALGIBEIRA DOS OLHOS – TÁCIO PIMENTA

Sobre o livro: Uma coletânea de 61 poemas divididos em sete partes e 121 páginas que contam ainda com ilustrações de Álvaro Maia. Eu, que adquiri o livro recentemente, tive que pesquisar o que era algibeira e não me arrependi. Já vi algumas poesias sendo recitadas pela cidade e me apaixonei antes mesmo de abrir a primeira página.

“Aqui, a cor e a dor de cada instante tenta atrasar os ponteiros, reter-se em palavras: transmuta-se em sensações. São, decerto, poemas, de carne e nervura, de avessos e entranhas, se esticando para roçar delicadamente o intangível da existência.”
Sobre o autor: Tácio Pimenta é baiano de Eunápolis, mas, também, paraense de Belém, maranhense de Imperatriz e, em especial, tocantinense de Palmas, onde vive desde 2005. Jornalista de formação pela Universidade Federal do Tocantins e redator publicitário de oficio, encontrou na poesia uma lugar propicio para experimentar, brincar e amar as palavras sem deadline.
Saiba mais | Compre aqui

BANCA EXPOSTA – LAUANE DOS SANTOS

Sobre o livro: Banca Exposta narra a história de dez feirantes da Feira da 304 Sul, em Palmas, passando por suas origens, tudo que aprenderam e ensinaram sobre a vida na feira, pela forma de chamar a atenção e conquistar a clientela, até os detalhes sobre a parte visual de cada banca. O livro ganhou o prêmio de Melhor Livro-Reportagem da Região Norte pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), em 2018.
Sobre a autora: Jornalista e escritora, Lauane dos Santos aprendeu a ler e escrever em casa com a mãe, aos quatro anos. Trabalha com comunicação desde os 13, aprendendo grande parte da prática jornalística com seu pai. Aos 20 se graduou em Jornalismo, curso que escolheu por entender que a imprensa precisa buscar novas maneiras de narrar fatos e vidas, sempre de forma humanizada.
Saiba mais | Compre aqui

FLORES RADIOATIVAS – CELINE AZEVEDO

Sobre o livro: poemas que cantam os sentimentos humanos em sua essência dicotômica, sempre entre a pureza e a turbidez, a aceitação e a discordancia, a dor e a cura. A obra nos faz perceber nosso costume de ter esperança na vitalidade de coisas predestinadas a morte. Com isso, não só é exposto a bondade na crença de melhorias, mas também explana sobre a virtude de saber que, em alguns casos, desistir é um ato de coragem. E que finais também são recomeços.
Sobre a autora: Natural de Colinas do Tocantins e residente em Palmas, Celine Azevedo é tocantinense de alma e coração. Desde muito pequena demonstrou afeição e carinho pelas palavras e desde o ensino fundamental dedica-se a escrever poesias e peças teatrais.
Saiba mais | Compre aqui

HISTÓRIAS DE VÓ – ALICE AGNES

Sobre o livro: Nas terras vastas e misteriosas do Brasil, existem segredos ancestrais que atravessam gerações. Em Histórias de Vó somos convidados a um mergulho no universo fantástico e inspirador das narrativas de oito anciãs do Cerrado. A coletânea de histórias com toques de realismo mágico costura o sobrenatural com tradições orais seculares.
Sobre a autora: Alice Agnes nasceu no estado do Acre em 1987 e cresceu no Tocantins, onde reside dese 1992. Desde cedo, foi fascinada pelas histórias dos povos da Amazônia e do Cerrado. cresceu convivendo com comunidades ribeirinhas, quilombos e indígenas que enriqueceram sua jornada de vida.
Saiba mais | Compre aqui

MAIS BRILHANTE QUE O SOL – LUMA NUNES (EU!)

Sobre o livro: Helena é uma jovem que saiu muito cedo da casa do pais, que moravam no interior, em busca de novos horizontes. Inteligente e sonhadora, tendo em seu passado desilusões amorosas, vê sua vida mudar ao ter a chance de ir para Nova York se reinventar. Na Big Apple, ela não acredita no que vê ao se deparar com George, um ator americano no qual ela nutre uma paixão platônica. Um romance avassalador sobre julgamento, confiança e amizade.
Saiba mais | Compre aqui

MORADA DA MEMÓRIA – STELLA MARIS DE ALMEIDA MORAES ROSSELET

Sobre o livro: “Não temos casa no presente porque é demasiado transitória nossa vida desvanecendo segmento após segmento, com incalculável rapidez. Não temos igualmente casa no futuro porque o futuro é um vasto, misterioso imprevisível complexo de combinações do acaso. A nossa verdadeira casa está no passado, na silenciosa morada da memória, uma sombra, e nós mesmos simples sombras, movendo-nos entre os fantasmas incertos de acontecimentos vagamente lembrados.”
Sobre a autora: Stella Maris Rosselet, brasileira, nascida em Assis, São Paulo, residiu na Suíça e atualmente reside em Palmas. Licenciada em Letras Neolatinas, lecionou idiomas e continua a nos prestigiar com palestras.
Saiba mais | Compre aqui

O CANTO DAS SEREIAS – JESSIKA VILLALON

Sobre o livro: seis contos que são estórias inspiradoras de mulheres trans do Estado do Tocantins. Cada conto é um mergulho na vida dessas mulheres, que mostram pra gente como é difícil, mas também como é ser quem você realmente é num mundo que te coloca pra baixo. Elas enfrentam preconceito, família, e tudo mais que a vida lhes traz, mas não desistem de ser felizes.
Sobre a autora: Doutora em Educação na Amazônia, é membra ativa do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com minorias sociais nortistas amazônicas. Sua formação acadêmica inclui graduações em Pedagogia, Teatro e Letras. É a primeira mulher trans a lançar um romance na cidade de Palmas – TO.
Saiba mais | Compre aqui

O CANTO DAS SEREIAS – JESSIKA VILLALON

Sobre o livro: seis contos que retratam as experiências únicas e inspiradoras de transexuais em suas jornadas de transição.

O MENINO, SUA IRMÃ E A OVELHINHA – ALICE AGNES

Da mesma escritora de Histórias de Vó, este livro surgiu como forma de ajudar os filhos a lidarem com a realidade de uma pandemia, do isolamento social e das ansiedades que as crianças também sentem.
Saiba mais | Compre aqui

PEQUENO MAPA DO TEMPO

Sobre o livro: Dez contos que narram histórias de mulheres. A escritora opta pelo conflito das relações familiares, amorosas, ancestrais, hereditárias, por meio do qual tematiza a opressão, a violência o ressentimento, a melancolia e a culpa.
Sobre a autora: Hellen Sousa nasceu em 1981 em Goiânia, cresceu no interior do Mato Grosso e atualmente mora em Palmas. Advogada e mãe de três, é apaixonada por fotografia.
Saiba mais | Compre aqui

Certamente não li todos ainda, mas é o meu projeto a partir de agora. Inclusive, te convido a fazer o mesmo: conhecer e consumir mais dos nosso artistas para que assim nossa cultura seja cada vez mais difundida por esse mundão. Assim sendo, vamos cada vez mais ocupando espaços e democratizando o acesso à cultura, principalmente na nossa região. Então, temos um combinado.
Agora me conta: qual desses livros mais te interessou?

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@lumiconunes