O Milagre da Manhã: Uma Reflexão
11.01.2017

Olá pessoal, tudo bem?

O Milagre da Manhã foi o primeiro livro que li em 2017 e eu acho que não quero chamar esse texto de resenha. Como o título já diz, quero que seja um pouco de reflexão. Acho que absorvo e desenvolvo melhor os meus pensamentos escrevendo.  Me interessei bastante pela leitura, afinal quem não se entusiasmaria com um livro que promete a você ter uma vida nota dez?

O livro começa contando a história do jovem promissor Hal Elrod, que teve sua carreira de sucesso interrompida por um acidente e, como ele conseguiu superar essa fase difícil. Depois dessa introdução cheia de frases marcantes, é a vez de iniciar os capítulos que me prenderam bastante. Todos eles começam com citações muito interessantes sobre o tema dos capítulos.

 

 

O que diabos é O Milagre da Manhã?

Como você acorda a cada dia e sua rotina matinal (ou a falta dela) afetam dramaticamente seus níveis de sucesso em cada área de sua vida. Manhãs concentradas e produtivas geram dias concentrados, produtivos e de sucesso – o que, inevitavelmente cria uma existência de sucesso -, da mesma maneira que manhãs desconcentradas, improdutivas e medíocres geram dias desconcentrados, improdutivos e medíocres, e, finalmente uma qualidade de vida medíocre. Simplesmente mudando a maneira como desperta de manhã, você pode transformar qualquer área da sua vida mais rápido do que imagino ser possível.

Resumidamente, é acordar um pouco mais cedo (uma hora, talvez?) e praticar seis atividades diárias, colocando assim o seu desenvolvimento pessoal como prioridade para que você consiga alcançar a realização plena. Essa atividades são conhecidas como:

 

Life S.A.V.E.R.S. – Os Salvadores da Vida

No inglês, cada inicial da palavra savers  inicia a palavra de uma das atividades.

S. (Silence)Silêncio

Comecei fazer graças a um exercício de respiração ensinado no livro. Esse passo serve para que você faça meditação, oração, para trabalhar sua respiração ou para que tenha um momento de gratidão, garantindo assim um começo de dia tranquilho e pacífico.

A. (Affirmations) – Afirmações

As afirmações são coisas que você almeja e que possam funcionar como um mantra. Um exemplo muito legal dado no livro é o do lutador Muhammad Ali que sempre gritava “Eu sou o maior!” e de tanto falar, olha só o que aconteceu… Funciona muito bem para afastar toda aquela negatividade chata.

Eu quero. Eu posso. Eu consigo.

V. (Visualization) – Visualização

Depois de criar suas afirmações, chegou a hora de visualizá-las. Como você se vê com o seu objetivo cumprido? Uma dica legal é que você pode até criar um quadro com recorte de revistas e tudo!

E. (Exercise) – Exercícios

Está em todos os lugares os benefícios de praticar exercícios. Sempre que penso em exercícios me vem na cabeça uma imagem de academia, puxar ferro – e eu odeio isso. Se você for como eu, vai gostar de saber que o livro só quer que você se mexa um pouco. Pode ser uma corrida, mas também pode ser ioga, fica a nosso critério, o importante é movimentar-se de algum jeito.

R. (Reading) – Leitura

Ler cinco páginas? Talvez dez? Não importa… Leitura é sempre a chave do sucesso.

S. (Scribe) – Escrever

Escrever um livro, um diário, fazer seu bullet journal, você pode usar seu tempo para qualquer uma dessas coisas.

 

Criando um novo hábito

Bom, Elrod dá todas as dicas necessárias para conseguirmos cumprir esse cronograma, mas ele mesmo fala que não é fácil e explica que levamos pelo menos 21 dias para adquirir um novo hábito.

[Dias 1-1o] Fase 1: Insuportável

Os dez primeiros dias são uma armadilha, você começa empolgado porque está fazendo algo novo, mas logo sua mente e seu corpo começam a rejeitar a ideia. Por isso, precisamos ser mais firmes nesse período.

[Dias 11- 20] Fase 2: Desconfortável

Depois dos primeiros dias, nosso corpo e mente começam a costumar com a nova rotina, mas ainda é ruim. Não podemos amolecer, pois aqui ainda podemos cair na tentação de voltar aos hábitos antigos e nós não queremos isso, não é?

[Dias 21-30] Irrefreável

Essa é a fase crucial para a instalação de um novo hábito.É aqui que começamos a sentir orgulho por ter chegado tão longe!

 

Estou fazendo de tudo para começar o meu dia assim e logo venho aqui documentar e mostrar pra vocês como tem sido. Gostaria de convidá-los a participar também! Afinal, o que é bom é para ser aproveitado bom todos. O que me dizem? Bora lá!?

Beijos e até a próxima!

 

Ficha do Livro

Título: O Milagre da Manhã

Autor: Elrod, Hal

Editora: BestSeller

Número de páginas: 194 páginas

♥ Minha nota para o livro: 4 / 5 estrelas

11 comentários

  • Débora disse:

    Ouvi falar maravilhas do livro e vou tentar fazer o desafio dos 30 dias 🙂 Obg pela reflexão

  • […] jan O Milagre da Manhã: Uma Reflexão Arquivado em: Book […]

  • […] jan O Milagre da Manhã: Uma Reflexão Arquivado em: […]

  • Luma Nunes disse:

    Alessandro, faz muito bem! A questão de falhar, faz parte… Obrigada pela visita!

  • […] costumava fazer o Level 10 Life semestralmente, mas agora decidi fazer mensalmente. Coloquei as dez áreas da minha vida e pintei […]

  • Fernanda disse:

    Qual horário devo ler o livro? A noite antes de dormir ou logo pela manhã (no quinto exercício)?

    • Luma Nunes disse:

      Oi Fernanda! Eu acho muito interessante fazer tudo de manhã. A questão da escrita pela manhã é um ótimo método para esvaziar a mente. Tem um técnica chamada Morning Pages ou Páginas Matutinas, consiste em vc escrever três páginas pela manhã de qualquer coisa, vai escrevendo tudo o que ta na sua cabeça mesmo que seja blablabla… Isso te ajuda a ser mais criativo e a enfrentar o dia com a cabeça mais clara.

  • MelaniT disse:

    A dificuldade de ir dormir mais cedo tambem me impactou. haha Nao li o livro, mas li sobre as recomendacoes matinais dele. No comeco, fiquei me exigindo sabe? Ai fiz como voce e estipulei um horario cabivel a mim, criei meu proprio milagre da manha, tenho lido, refletido, deixo algumas coisas para escrever nesse horario, antes fazia a noite. Aos poucos tem se encaixado e realmente faz diferenca.

  • […] das afirmações, devemos fazer as páginas matinais TODOS OS DIAS, eu consegui fazer um dia certinho e outro meio […]

  • Deixe seu comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    @lumanunesblog [jr_instagram id="4"]