SESSÃO DE TERAPIA – 1ª TEMPORADA
23.06.2026

Estou maratonando a série Sessão de Terapia (GNT) que atualmente está na sexta temporada . A primeira temporada nos apresenta o psicólogo humanista Theo Ceccatto e seus cinco pacientes que intercalam os 45 episódios de 35 minutos. Nessa abordagem, o psicólogo foca na responsabilidade do indivíduo sobre as suas próprias escolhas de vida.

JÚLIA

A Júlia é uma mulher de 35 anos, anestesista que está em conflito com o namorado que a pediu em casamento. O motivo? O próprio Theo. A paciente está passando pelo que o psicólogo trata como transferência. Segundo o Instituto Brasileiro de Psicanálise, transferência é o processo inconsciente pelo qual o paciente redireciona sentimentos, desejos e expectativas do seu passado, especialmente ligados a figuras de autoridade ou pais, para a figura do analista.

Júlia está apaixonada pelo Theo e se declara. O problema aqui é que temos acesso à essa informação logo no primeiro episódio. Fica claro que ela já se trata há um tempo, mas como não sabemos sobre esse antes, ela fica parecendo uma pessoa descompensada. O segundo problema, no meu ponto de vista, é o próprio psicólogo.

A série deixa claro que Theo é um dos melhores da área e ele já está na faixa dos sessenta anos, ou seja, tem bastante experiência. Outra coisa que a Sessão de Terapia parece tentar mostrar é que os profissionais da saúde mental não estão isentos de viverem conflitos e problemas. No caso do Theo, ele vem enfrentando problemas no casamento e acaba se envolvendo emocionalmente com essa paciente. Então, ao passo que Júlia parece sempre fora de si, Theo parece despreparado. É um ponto de conflito que movimenta a série, principalmente porque o próprio Theo tem questões com o pai que abandonou a família para ficar com uma paciente. Eu entendi todo o ponto, mas não sei se foi a melhor escolha para o início da série.

BRENO

Breno é um atirador de elite que procura terapia depois que, em uma operação, ele mata um bandido, mas também mata uma criança. O problema é que ele parece não sentir remorso pela fatalidade. Com o tempo, Theo vai acessando as suas vulnerabilidades e descobrindo que Breno é filho de um militar muito rigoroso que reprimia as emoções do filho.

Esse paciente é insuportável. Arrogante e chato mesmo (inclusive uma das coisas que me deixou pensativa nessa temporada é em como as pessoas são grossas kkk). Enfim, ele teve um crescimento legal no decorrer dos episódios. O problema é quando ele se envolve amorosamente com Júlia e percebe o envolvimento da paciente com o psicólogo. Eu fiquei gag com a atitude do Theo, que avança LITERALMENTE no paciente depois de uma provocação kkk ele dá uma desculpa esfarrapada depois, mas nossa. Um NÃO pra mim.

NINA

A Nina é uma adolescente que está em busca de um laudo após sofrer um acidente e quebrar os dois braços. A seguradora quer saber como estava o estado mental da menina no momento em que ela bateu o carro, aparentemente de propósito. No decorrer da terapia, Nina demonstra ter uma relação muito difícil com a mãe enquanto tenta lidar com a adoração por um pai que não dá muita bola pra ela.

Além disso, descobre-se que a garota é uma ginasta e que mantém uma relação bem esquisita com o treinador. Essa paciente é bem legal porque não está envolvida nos rolos do Theo e ele consegue tratá-la direitinho. Conseguimos acompanhar o desenvolvimento e fechamento positivo no final da série.

ANA E JOÃO

Terapia de casal. INSUPORTÁVEIS. Tudo começa quando, depois de muitas tentativas e tratamentos, Ana consegue engravidar. O problema é que agora ela não parece estar tão certa dessa gravidez e quer abortar. O marido é completamente contra. Eles brigam, gritam e se humilham o tempo todo. É tão irritante que até o nosso psicólogo super renomado surta e fala umas verdades (kkkk).

THEO

O próprio Theo faz o que a psicanálise chama de supervisão, que é quando o profissional leva as questões dos pacientes e suas próprias questões para outro colega, a fim de discutir os casos e entender como as questões do psicólogo podem afetar as dos pacientes e vice-versa. Aqui Theo conversa com Dora, uma profissional e velha amiga com quem ele possui uma relação beeeem complicada.

Não sei, achei a temporada meio longa e até entendo os conflitos de Theo, mas isso deixou ele vulnerável demais e totalmente não confiável para o público, além do mais, a abordagem dele não fica tão clara nessa temporada, então tudo parece um grande arranjo. Não amei, mas também não desgostei o suficiente pra largar de mão.

Você conhece essa série?

@lumiconunes