NICHO
29.11.2020

NICHO – Meu feed nunca esteve tão cheio de conteúdo ensinando como fazer sucesso no instagram, não sei se acontece o mesmo com você ou se é porque eu trabalho com isso, mas mesmo assim, vejo contas que não falam necessariamente sobre produção de conteúdo trazendo o assunto a tona.
Como tudo na vida, criar conteúdo é uma receita de bolo, mas todas essas técnicas e teorias estão sendo compartilhadas em massa: faz X publicações no feed, Y stories e não esqueça do IGTV!
Mas será que não estamos todos falando a mesma coisa?

Já falei várias vezes aqui que o importante não é a história, mas sim como você a conta e o seu jeito é único, então pra que padronizar? Lembra quando o Instagram começou e nós postavamos fotos bobas? Tudo isso mudou e agora a rede social é uma grande vitrine onde você tem a oportunidade de criar um personagem ou ser você mesmo, então porque perder a oportunidade de mostrar ao mundo a pessoa incrível que você é? Qual é o seu critério na hora de seguir alguém: identificação ou inspiração?

NICHO

O fato é que um assunto que me atormenta é o tal do nicho, então vamos começar esse post de vez (sim, isso tudo foi só uma introdução qualquer hahaha).
Você já ouviu aquela máxima: “quem fala sobre tudo, fala sobre nada”?
Então, esse é um daqueles posts faça o que eu digo, mas não faça o que faço.
Nicho é a sua especialidade. Quando falamos sobre muitas coisas o público é pulverizado e gera pouco engajamento, mas quando você define um tema para o seu perfil, pode ser que você alcance menos pessoas, por causa do interesse específico, mas esse público engaja mais (que é o que importa).

REFINANDO

Para definir o seu nicho comece definindo um tema e vá refinando até chegar no seu objetivo. Beleza, Arquitetura e Marketing são exemplos de tema, mas percebe que isso é muito amplo?
Por isso dentro de um tema é importante encontra a categoria. Por exemplo, o que existe dentro de beleza? Maquiagem, moda, cabelo, skincare…
Então temos Beleza e Maquiagem.
Mas dá pra ir além?

Chegou a hora de sermos um pouquinho mais específicos, sabemos que falamos sobre o tema beleza, na categoria maquiagem. Mas e dentro de maquiagem, qual é a sua especialidade?
Maquiagem artística ou maquiagem vegana?
Quanto mais especializado melhor, mas ainda podemos aprofundar.

Depois de definir um tema, uma categoria e uma especialidade, você ainda consegue listar aspectos que envolvem a sua área.
Dentro de maquiagem artística: drag, personagens, circo…
E finalmente o seu ULTRANICHO, essa é a parte mais importante principalmente para quem pretende criar produto ou serviço: tutorial de make para circo.

BÔNUS: PERGUNTAS QUE VÃO TE AJUDAR A DEFINIR O SEU NICHO

Qual mercado você quer atuar?
Qual é o problema desse mercado?
Como estão os seus conhecimentos sobre o assunto?
Qual é a demanda para essa área?
Como é a sua concorrência?

DICAS PRECIOSAS

  • Não se compare com quem já está no topo, essa pessoa dedicou tempo e estudo para chegar ali, você também consegue!
  • Não se prenda números de seguidores, não é isso que traz engajamento. Preocupe-se com a qualide do seu conteúdo. Claro que existe o algoritmo e fatores que podem privilegiar o seu perfil, mas isso não é mais importante do que a sua credibilidade, do que a sua audiência saber que pode confiar em você e na sua autenticidade.

Beijos e boa sorte!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@lumanunesblog No images found!
Try some other hashtag or username