REESCREVENDO MEU LIVRO
05.11.2025

Estou reescrevendo o meu livro e quero compartilhar o processo com vocês. Primeiramente, lancei o Mais Brilhante Que O Sol em 2013. Foi o meu primeiro livro, paguei uma editora, tem alguns impressos por ai, mas não é um livro que eu amo. Na verdade, é algo que sempre me traumatizou um pouco, então agora estou fazendo uma segunda edição, melhorando apenas o que foi escrito sem mudar a essência da história. Esse é um processo que eu já tentei fazer um milhão de vezes, mas sempre acabava mudando demais a história e me frustrando, dessa vez eu estou conseguindo bem.

Autografando meu livro para o meu pai em 2013 <3

Sinopse

Helena é uma jovem que saiu muito cedo da casa do pais, que moravam no interior, em busca de novos horizontes. Inteligente e sonhadora, tendo em seu passado desilusões amorosas, vê sua vida mudar ao ter a chance de ir para Nova York com sua melhor amiga e se reinventar. Em Nova York, quando sai para procurar emprego um labrador se solta da coleira e brincando a derruba, ela não acredita que a sorte tenha batido na sua porta ao se deparar com George, o dono do cão, um ator americano no qual ela nutre uma paixão platônica. Um romance avassalador sobre julgamento, confiança e amizade.

Deixei a linha do tempo mais linear

Na primeira versão, a história começava com Helena descobrindo a traição do namorado, voltava no tempo, avançava semanas, retornava, avançava meses… um caos cronológico.

Agora organizei tudo de forma mais clara:
Helena no presente → lembrança do início do namoro (faz sentido, é aniversário de namoro deles) → descoberta da traição → briga → manhã seguinte. Muito mais fluido.

Antes: Outubro passou lentamente, veio Novembro e o gosto ainda era amargo. Finalmente estávamos em Dezembro e veio também o ânimo de final de ano, era a minha deixa. No último dia do ano tomei uma resolução: 2008 acabará e junto levará minha tristeza, serei uma pessoa nova. Cortei meus cabelos, que desciam longos em cachos por as minhas costas, no estilo Joãozinho, completo o visual com tatuagem e coloquei piercing, é o que qualquer adolescente faria. Quando os fogos explodiram coloridos no céu, anunciando a chegada de 2009, eu fiz um pedido baixinho, no íntimo do meu coração: “Venha 2009! Lave a minha alma e retire as cinzas de meu coração.”

Agora: Decido pular a escola, Vitória diz para eu não me preocupar prometendo trazer as anotações. Passo a manhã inteira na cama e quando ela chega, me obriga a ir para cozinha enquanto a observo esquentar uma lasanha congelada no microondas fingindo que ela mesmo a fez. Comemos no sofá assistindo minha série favorita enquanto admiramos a beleza do protagonista, ela não tenta conversar até que eu esteja pronta e depois saímos pra tomar um sorvete, para nossa surpresa começa a chover, ainda é final de setembro, então é incomum, mas é uma chuva bem-vinda, um sinal de que mudanças estão mesmo por vir.

Adicionei detalhes

Eu tinha o péssimo hábito de não detalhar nada. Então agora adicionei detalhes sobre o clima, a casa em que eles vivem, cheiros, cores, barulhos, enfim… a história fica bem mais interessante assim.

Antes: Eu estava estudando na casa de Pedro e Léo e, quando acabamos, decidi fazer uma surpresa para o João, ao invés de ficar e participar do clube de leitura, que fazíamos toda quarta-feira.

Agora: Estou estudando na quitinete de Pedro, uma casa apertada que mal cabe os três adolescentes que a lota. O ventilador gira preguiçosamente jogando ar quente em nossas nucas suadas, espalhando o cheiro enjoativo do incenso que queima lentamente na prateleira. Me deito no chão de cerâmica fria, sentindo o vão entre elas marcarem meu rosto, uma tentativa frustrada de me refrescar. Há pelo menos trinta minutos parei de prestar atenção no livro de geografia que repousa no chão comigo, meus pensamentos estão todos em um só lugar: meu aniversário de um ano de namoro.

Melhorei o ritmo

Como falei ali no primeiro item, a história estava muito acelerada, muitos dias se passavam, semanas, meses, anos!!! Então agora respirei e deixei o primeiro capítulo passar em apenas dois dias ao invés de avançar seis meses.

Deixei mais divertido

Helena descobre a traição lendo mensagens então ao invés de escrever as mensagens eu deixei uma imagem simulando a conversa em um chat.

Introduzi sutilmente o interesse romântico

Na primeira versão demorou muito para o interesse romântico principal ser citado, agora deixei ele aparecer sutilmente desde já.

Curtiram as mudanças? Espero que sim, estou bem animada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@lumiconunes