UX DESIGN
03.12.2021

Estou estudando UX design e gostando bastante, então resolvi compartilhar aqui o meu processo de aprendizado. Porém estou só no comecinho, por isso sejam carinhosos hahah.
UX significa user experience (experiência de usuário).
O termo foi cunhado pelo Don Norman que já foi designer da Apple.

“UX é tudo: é a maneira como você experimenta o mundo, é a maneira como você experimenta a sua vida, é a maneira que você experimenta o serviço, ou – sim, um aplicativo ou um sistema de computador – mas é um sistema que é tudo”.

Então, para falar de uma forma mais óbvia: sabe quando você vai comprar um produto, entra no site e é claro o que tem que fazer ou então você entra numa loja e é super bem atendido? A embalagem é linda e o produto é tudo o que você imaginou?
Por isso, pode-se dizer que você teve uma excelente experiência de usuário.

Então, UX é o total da tecnologia, conteúdo, interação e estética que as pessoas experimentam em todos os pontos de contato com um produto, serviço ou marca.
Exemplo de empresas que são fortes em UX: Nubank e Ifood.

UX TRAZ INOVAÇÃO

DESEJABILIDADE:

Envolve valores humanos como sociologia, antropologia e psicologia e por isso cuida do design e interação através das seguintes perguntas:
Quem vai usar?
O que ele ganha usando?
O que ele usa hoje?

PRATICABILIDADE:

É a tecnologia: estatísticas, engenharia, mecatrônica, etc. Mas também cuida da parte de produção como linha de produção, tecnologia em manufatura e prototipação rápida. Então responde as seguintes perguntas:
É possível fazer?
Existe alguma alternativa viavel caso não seja possível?
Existe dependencia de outras tecnologias?

VIABILIDADE:

Cuida do comportamento organizacional, ou seja, é o gerenciamento: RH e negociações, mas também cuida do business: finanças, operações, competição e estratégia.
Quanto custa para produzir?
Qual objetivo de negócios queremos alcançar?

Quanto custa para distribuir?
Quanto custa para escalar?

Então, acho que para o primeiro momento é isso: UX é a inovação que sempre parte de um problema e o usuário está sempre no centro de tudo.
Beijos e até a próxima!

mas

1 comentário

  • Camila Faria disse:

    Que interessante Luma! Não conhecia o UX design ~ e me desculpe a ignorância, mas me pareceu uma espécie de ergonomia para assuntos tecnológicos.
    Achei incrível e imagino que seja um assunto muito bacana de se estudar. Um abraço!

  • Deixe seu comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    @lumanunesblog