Fale!
07.02.2016

fale!

Oi oi. Saudades de fazer outros posts além de resenhas e desafios – eu amo fazer resenhas! Mas também quero falar sobre tudo e nada hahaha. Uma folguinha tá saindo e eu pretendo fazer posts bem legais. Enquanto isso…

Fale! Não estava previsto para ser lido em janeiro, acontece que rolou aquele tempinho extra e por que não!? Eu ainda não sei o que falar sobre esse livro, é muita coisa… Mas vamos lá.

Fale! já ganhou um montão de prêmios e hoje é um livro paradidático em escolas americanas. O livro foi publicado no Brasil em 2014, pela editora Valentina (well done!) e é muito rico. Sendo bem sincera, a parte que mais me tocou foi a introdução. Ele foi publicado em 1999 e quando fez aniversário de dez anos a escritora escreveu uma carta falando sobre toda a trajetória de Melinda. Logo em seguida, vem outra fala da escritora, simplesmente tocante.

fale!

Dito isso, vamos falar sobre do que o livro se trata. Melinda é uma pré adolescente. Ela estava em uma festa e ficou meio bêbada. Ela ligou para a polícia. Isso foi tudo o que ela fez. Só esse gesto bastou para que todo mundo no colégio a ignorasse ou a tratasse com desprezo. Melinda então foi se fechando em um concha apertadinha, porém protegida. Ela parou de falar. Simples assim.

“Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.”

Ela ouvia isso, mas sabia que era mentira. Ninguém quer ouvir o que ela tem a dizer. Finalmente, a garota encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

fale!

O livro é divido em quatro partes: como se fossem os quatro bimestres escolares de Melinda. Não espere uma história agitada, cheia de acontecimentos, nesse ponto é bem monótona. Mas é um livro que mexe com você. Que te faz pensar e repensar nas suas atitudes. Um livro triste, daqueles que dá vontade de entrar nas páginas e ajudar, mas ai você começa a se perguntar: Se isso realmente tivesse acontecendo, o que eu faria?

Fale! é um livro que espanta por ser extremamente atual, frágil, irônico, doloroso… Deveria ser livro de cabeceira de todo mundo.

No final, ainda tem entrevista com a escritora e uma guia para te ajudar a refletir sobre a leitura. Gente… Muito, muito, muito rico. A capa é linda e cheia de significado. Affe, não sei o que falar sobre.

Aliás, sei sim! É tão massa que virou um filme estrelado pela Kristen Stewart baby hahaha:

Pensando em todas essas coisas mara, resolvi sortear o meu exemplar (sim! Esse das fotos, que eu li). Para participar, basta clicar aqui.

fale!

Ficha do Livro

Título: Fale!

Autor: Laurie Halse Anderson

Ano da edição: 2014

Editora: Valentina

Número de páginas: 248 páginas

♥ Minha nota para o livro: 5 / 5 estrelas.

8 comentários

  • Avatar Bianca Alessandra de Faria disse:

    Uhuuuuuuuuu… Livro sensacional!!! Eu quero!!!

  • Avatar Lilian Amorim disse:

    Sua descrição foi apaixonante. Quero muito lê-lo. Espero que eu o ganhe. Bjs! Continue assim divulgando a cultura e o que há de bom.

  • Avatar Kayna Barra disse:

    Eu quero muito ler esse livro eu vi muitas resenhas positivas e ele ta na minha lista e gostei muito da sua resenha e eu gosto de livros que abortar um assunto bem sério e nos passa muitas mensagem nele ^^
    Bjss

  • Oiii!!
    Estou loooouca para ler Fale!!!
    Amei sua resenha, deu pra entender melhor o que se passa no livro, li umas resenhas que diziam que era sobre bullying, porém, não explicou bem o que aconteceu, agora deu pra ter uma ideia mais palpável, rsrs
    A capa é linda e eu amo esses livros reflexivos e que tocam a gente!
    Não vejo a hora de poder lê-lo!!
    bjãoooo
    Ana,
    facebook.com/anaijm
    elvisgatao.blogspot.com

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    @lumanunesblog