Dica: Para Gostar de Ler
02.10.2015

dicas

Olá pessoal! Algumas pessoas já pediram esse post aqui e agora que estou trabalhando em uma livraria, me senti mais inspirada ainda para conversar com vocês.

É muito comum as pessoas chegarem em mim e falarem: não gosto muito de ler, mas queria criar esse hábito. Se você é uma dessas pessoas que não tem hábito de ler e gostaria de começar ou até gosta, mas nunca encontra tempo, vem comigo e acompanhe essas dicas para gostar de ler:

TBR

#1 Ler é um entretenimento

Portanto, você deve se divertir. Eu leio de tudo, mas minhas preferencias estão em romances, New Adults e Young Adults e é bem comum eu sofrer um certo preconceito por isso. Não se importe com as criticas, o importante é ler. Mas como saber por onde começar?

Quando um cliente me pede indicação na livraria eu sempre pergunto: Qual foi o último livro que você leu e gostou muito?

Isso me ajuda a direcionar melhor minhas escolhas de acordo com o estilo de cada pessoa, mas se você anda não tem essa opinião formada, você pode fazer 3 coisas:

1) Sabe aquele filme que você amou? Saiba que livros e filmes andam de mãos dadas. Você pode se direcionar a partir dai;

2) Procure listas de livros mais vendidos. Escolha um título e o pesquise na internet;

3) Devore sinopses.

 

#2 Não fique preso apenas a um gênero

Comprou aquele romance maravilhoso e amou? Ótimo. Agora procure coisas novas, que tal Fantasia? Parece um desperdício ter tantos gêneros disponíveis e a gente ali preso em um só. Tente se interessar por pelo menos dois gêneros, assim você fica até mais informada sobre modos de escrita e se divertido com o estilo de cada um deles.

 

#3 Carregue sua leitura atual para todos os lados

Principalmente se a sua desculpa for a falta de tempo. Aproveite para ler nos pequenos intervalos. Vai pegar ônibus? A fila está grande? Sobrou uns minutos no horário de almoço? O livro pode ser uma ótima distração.

 

#4 Coloque metas

Se isso ajudar a leitura fluir, por que não? Você pode criar uma rotina: por exemplo, criar um horário pré determinado para ler. Ou criar metas: ler tantas páginas em tantos dias, ler um capítulo por dia. Faça um compromisso com você mesmo.

 

#5 E se tiver um cantinho é bem melhor

Crie um espaço agradável para ler. Às vezes em casa é complicado, sempre tem alguém que te chama ou aquele vizinho barulhento… Mas se você tiver um cantinho, talvez fique mais fácil se desligar. Você pode criar uma mini biblioteca e decorar como quiser. Se decidir sair de casa por umas horinhas, ler debaixo de uma arvore é uma delicia! Ahh só não esqueça de que não importa qual seja o ambiente, a iluminação é muito importante!

 

#6 Vá dormir mais cedo

Não cumpriu sua meta do dia? A sua casa tava um caos? O cachorro não parava de latir? Vá deitar mais cedo, a noite costuma ser um ótimo turno para ler, pois é mais calmo e silencioso. Ler antes de dormir é uma delicia e de quebra te traz sonhos maravilhosos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@lumanunesblog